sábado, 12 de fevereiro de 2011

Diário da catapora - O que é? Quais os sintomas? Dicas.

          
           Esse texto tem por finalidade auxiliar as pessoas que, caso peguem ou estejam em contato com alguém contaminado pelo vírus varicela, precisem de dicas para identificar as fases, remédios e procedimentos no tratamento da catapora.
Sintomas iniciais: dores musculares, febre, e aparecimento de bolinhas vermelhas pelo corpo.
Sintomas secundários: bolhas d’água onde apareceram as manchas vermelhas, coceiras, febre alta, dor de garganta e dores musculares.
Dicas: Ingerir bastante líquido, não coçar as bolhas, deixar que elas cicatrizem, usar pasta d’água combinado com o talco mentolado para que elas fiquem duras e não estourem com facilidade. Tomar banhos com permanganato de potássio, não passar sabão e descansar. Não tomar friagem para evitar pegar pneumonia. Fique calmo, vai passar. 


1:  pasta d’ água mentolada; 2: talco mentolado; 3: permanganato de potássio.
Existe até simpatia para não passar catapora para o rosto, a mãe do meu namorado que ensinou, é só fazer um risco com batom vermelho ou algum escuro, como se fosse uma barreira. Em mim não deu certo porque a catapora já tinha tomado meu rosto.

Quinta feira, 03 de Fevereiro de 2011:
Acordei com enjôo, sonolência fora do normal, mal estar, rigidez no pescoço e 8 bolhas d’água na barriga. Não soube, no dia, identificar os sintomas e associar a nenhuma doença que eu conhecesse. Porém eu sabia que não estava bem o suficiente para ir trabalhar. Dormi a tarde toda, mas o mal estar continuou, às 23hs verifiquei que estava com 38 ºC, ou seja, febre.

Sexta feira, 04 de fevereiro de 2011:
Às 3hs meu pai me leva ao hospital e o médico me diz: “Você está com catapora, no início ainda, vai durar em torno de 7 a 10 dias, logo apareceram cascas e até que elas saiam você ainda poderá contaminar outras pessoas, vou te dar 15 dias de licença.” Nesta hora, pensei bom pelo menos terei alguns dias após a doença para descansar. Engano meu, preferia trabalhar em dobro!
O médico receitou pomada d’água mentolada, Paracetamol 750 mg, de 8 em 8hs, antialérgico Loratadina de 12 em 12hs por 5 dias.
O fato é que, durante o dia eu tive febre, apareceram mais bolhas, no final do dia elas apareceram na nuca e em toda a cabeça. É desesperador ver bolhas grandes só de passar a mão.  
Meu namorado trouxe a noite, um remédio para ajudar a cicatrizar, chama-se permanganato de potássio, comecei a passar com algodão, refrescava bem e ajudou a cicatrizar.
A pomada d’ água é boa para deixar as bolhas firmes e não estourarem com facilidade.

Sábado, 05 de fevereiro de 2011:
Um inferno, o dia estava muito quente, sem ventos, aqui só tinha ventilador que eu não podia colocar direto em meu corpo, pois havia risco de pegar pneumonia. Além disso, apareceram manchas vermelhas pelas costas. As bolhas aumentaram e a febre também.
Nem todas as manchas vermelhas deixam bolhas grandes, a verdade é que as piores bolhas são as primeiras que apareceram, elas vão crescendo até o 4º dia e começam a dissipar a partir do 5º.
Apareceu catapora dentro da garganta e ela inflamou, já não estava comendo.

Domingo, 06 de fevereiro de 2011:
Nada de dormir, nada da febre baixar, um calor imenso, surtei! Apareceu bolha em toda parte do meu corpo, nos pés, na perna, braços, mãos, pescoço, tronco, dentro e fora da orelha, no rosto, e por toda a cabeça. E com a febre que não cessava parecia que eu não ia melhorar nunca, dormir nunca e iria ficar cheia de bolha pra sempre. Só que por isso consegue entender.

Segunda feira 07 de fevereiro de 2011:
De madrugada notei que meu olho direito estava vermelho no canto direito. Na hora fui ao hospital, o médico indicou um oftalmologista.
Fui logo pela manhã, ele me examinou e receitou o colírio Ciloxan, 4 vezes ao dia, antibiótico. Pronto, além de todas as bolhas agora tinha que cuidar de um olho.
Esse dia eu não tive febre o que já foi um alívio, pode acreditar, não ter febre já acalma qualquer um. Consegui dormir, o que definitivamente significou um avanço. Minha sogra me mandou a pó mentolado, que ajudou muito a secar a pasta d’água.

Terça feira, 08 de fevereiro de 2011:
Consegui dormir. Não apareceram mais bolhas e aparentemente as maiores estavam começando a ficar avermelhadas em volta e estavam diminuindo bem pouco, mas já era um começo. Minha garganta estava melhor.

Quarta feira, 09 de fevereiro de 2011:
Abusei da internet, da televisão e resolvi relatar cada dia de quando eu soube que estava com catapora, justamente porque sempre que aparecia alguma novidade da doença eu procurava na internet, mas nunca tinha nada detalhado e que ajudasse a esclarecer de verdade. Abusei tanto que, à noite senti um incômodo na região do olho com catapora. Fiquei preocupada e fui dormir às 3 da manhã.

Quinta feira, 10 de fevereiro de 2011:
Acordei com dor na região do olho, não sabendo se era algum problema de verdade ou era só porque fiquei muito preocupada. Não conseguia assistir TV, nem ao menos entrar na internet, só conseguia dormir. A dor só foi melhorar às 17hs. A catapora do olho melhorou aparentemente.


O restante dos dias foram sem febre esperando as bolhas secarem, demora, mas secam, não tire, senão ficará com marcas.
Decididamente foi a pior doença que eu já tive e, graças ao meu pai que me levou ao hospital comprou os remédios, a minha mãe que me ajudou a fazer comida e comprou frutas, ao meu namorado que mesmo de longe estava sempre presente e me trouxe o permanganato de potássio, filmes para passar o tempo, água de coco, doces deixando os dias menos pesados e mais alegres. Agradecer também a minha sogra que foi quem indicou o permanganato de potássio, que deu dicas de como passar o remédio, evitar coçar e as conseqüências, sugeriu a simpatia e me deu o talco mentolado. E as minhas amigas que me visitaram e a todos que ligaram e se preocuparam.
Obrigada gente!

75 comentários:

  1. oi, só agora aos 26 anos peguei catapora :/ Estou desesperada pq tem mais em meu rosto e na cabeça do q no resto no corpo, ñ estou conseguindo dormir nem nada. Me identifiquei com o q relatou. Gostaria de saber se vc usou o permanganato no rosto e na cabeça e se ficou com a pele mto manchada depois da catapora ter sarado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana, eu passei permanganato de potássio no rosto e na cabeça sim. O que aconteceu foi que, como passei muito, acabou indo na boca e meus dentes ficaram um tanto roxo, mas logo voltou ao normal. Passa bastante e se refresca para aliviar as coceiras.
    Com relação as manchas, no rosto não ficou nenhuma, mas na barriga, onde apareceram primeiro e onde demorou mais para sair, estão até hj, mas fraquinhas. O produto que eu mais gostei foi a pasta d'água, porque deixaxa as bolhas firmes.
    Boa sorte e estou torcendo para que se recupere logo!!!

    ResponderExcluir
  3. Inacreditável, como aos 28 anos estudando em um curso de especialização de apenas um ano e meio e em pleno processo de promoção de cargo na empresa em que trabalho, consigo contrair essa doença horrorosa que coça mais que tudo, esta em cada parte do corpo (é verdade está em tudo desde a cabeça ate entre os dedos do meu pé e como poderia de esquecer como o próprio medico diz ATÉ LÁ). Vou seguir seus conselhos e comprar a tal pomada e o talco e permanganato de potássio para o banho quem sabe some logo. Mas o pior é que já cocei em alguns locais principalmente no rosto espero que sumam.

    ResponderExcluir
  4. Poxa Marcela, catapora é realmente uma doença HORRÍVEL! A pomada é boa, quando ela seca deixa as bolhas durinhas e firmes, o talco ajuda a deixar mais durinha ainda.
    Algumas bolhas do meu rosto eu também meio que cocei ou esbarrei e acabaram estourando. Não fiquei com nenhuma marca no rosto, fica tranquila, as marcas ficam nas primeiras bolhas que são as que demoram mais para sair, no meu caso foram as da barriga.
    Hoje em dia há muitos tratamentos para tirar uma mancha ou outra que fique, como o uso de ácidos, peeling, etc...
    Boa sorte e boa recuperação!

    ResponderExcluir
  5. Olá Indi! Li o seu blog e e também estou com catapora! Apareceu sábado e estou tomando banho com permanganato de potássio. Coça ainda um pouquinho, mas já está cicatrizando. só não estou usando a pasta, o talco mentolado estou usando, melhora muito! Meu namorado está me cuidando também! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que já está melhorando, já já estará boa! Fico feliz de ter ajudado :)

    ResponderExcluir
  7. Muito legal você ter relatado sua experiência com catapora no blog. As bolhas começaram a surgir há 4 dias, como aftas e agora estou coberta de bolhas imensas. Estou usando todos esses medicamentos mas o anti alérgico não tem adiantado muito, sinto bastante coceira e dor, MUITA dor nas bolhas da cabeça. Você sentia dores nas bolhas tb? O permanganato foi indicado pra passar no último enxague do banho, pq não tenho banheira. Você molhava o algodão e passava de bolinha em bolinha?
    O olho sarou em qto tempo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Então, eu não senti dor nas bolhas da cabeça não. Aliás, não cheguei a sentir dor em nenhuma bolha! As dores que eu senti, principalmente no começo, foram dores musculares na área do pescoço...
    Eu pegava um balde, enchia de água e jogava o permanganato de potássio, depois pegava uma caneca e ficava jogando no corpo. Também molhava o algodão e passava, mas como demorava muito sempre preferia jogar com a caneca.
    Não me lembro exatamente quanto tempo demorou para sair a catapora do olho, mas foi entre 3 a 4 dias. Eu me lembro que no 4º dia já não passava mais o remédio do olho.
    Espero que vc melhore logo... :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Indi!

    Eu também peguei catapora e tenho 21 anos. Minha irmã havia pego fazia um tempo, achei que ia passar ilesa, mas... vírus incubado :( Eu queria te fazer uma pergunta, pq não consegui identificar quanto tempo mais ou menos levou para a sua total recuperação. Eu comecei a ter os sintomas (dor de cabeça, febre - embora bem baixa - dor nos olhos e nuca, e duas manchinhas) na segunda-feira (dia 03 de Setembro) e estou agora na sexta e a catapora começou a ficar bem difícil de aguentar, hehe. Mas só hoje mesmo que as bolhas apareceram com muita evidência. Eu queria muito ficar boa para quarta-feira próxima, mas é difícil, né? :( Anyway, lembra a sua média de recuperação?

    Agradeço pelo post! Ajuda bastante!

    Jéssica Oliveira.

    ResponderExcluir
  10. Olá Jéssica!
    As minhas bolhas sumiram completamente lá pelo 13º dia... mas não quer dizer que o mesmo vai ocorrer com vc.
    Depende muito da quantidade de bolhas e principalmente de quando elas apareceram. Por exemplo, as bolhas que apareceram primeiro em mim foram as da barriga e também foram elas que só sumiram lá pelo 12º 13º dia. Elas apareceram junto com a febre e dor no corpo... Já as que apareceram depois de uns 3 dias foram as primeiras a sumir. Não sei te dizer o porquê disso, mas comigo foi assim.. Enfim, eu fiquei boa mesmo foi no 13º dia, e é bom tomar cuidado para não pegar sol depois desse período, pois as bolhas podem ficar manchadinhas.
    É bem provável que vc consiga ficar boa para quarta-feria sim, as suas bolhas são mais novas e vão sair mais rápido também... o único problema é que quando as bolhas estão saindo é quando o vírus tá indo embora, ou seja, é quando vc pode contaminar outras pessoas.
    Boa sorte na sua recuperação :)
    Fico feliz de ter ajudado!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito abrigada, Indi! Acho improvável que na quarta eu já possa sair de casa, justamente pelo que você falou sobre o vírus estar indo embora. Mas estou percebendo que já estou melhorando bastate, inclusive as bolhas começaram a cicatrizar. É um momento horrível, que a gente prefere fugir do espelho... mas sei que faz parte. Em relação ao problema que você teve no olho, ele estava apenas avermelhado ou você também sentiu ardênia? O meu começou a ficar um pouco vermelho e está ardendo bastante, embora por intervalos.

    ResponderExcluir
  12. Nossa...parabéns por sua atitude de dividir conosco essa terrível experiência, a gente se sente mais segura quando sabemos que alguém já passou pela mesma situação e conseguiu se sair bem.BJUSSSS

    ResponderExcluir
  13. "Chupa Letra", desculpa a demora em responder, vc já deve ter melhorado! Bom, eu não senti nada, nem ardência, nem nada, apenas apareceu uma bolinha vermelha. Beeijo :)

    ResponderExcluir
  14. Stelapsic, obrigada! Eu resolvi publicar o que eu tinha passado justamente porque senti muita falta de algo do tipo na internet. Quando eu pesquisava sobre o assunto só vinham as mesmas informações e sempre sobre a ótica de um médico, nunca de alguém que tinha sofrido com a doença! Beeeijoos

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Indi,também peguei essa doênça horrível,primeiramente parabéns pelo seu relato ajudou bastante,mim diz uma coisa você usava a pasta d´agua quantas vezes no dia?a sua capatapora começou a ir embora no 5 dia,contando com o dia que você sentiu o mal estar???as bolhas saem da mesma forma que apareceram,rapidamente ou é lentamente???para diminuir as bolhas foi quantos dias,até aparecer a casca??Desde já obrigada...Bjs

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Fátima! Eu usava a pasta d'água muitas vezes ao dia, sempre que eu via que tava saindo eu passava mais...
    As bolhas começaram a sair lá pelo sexto dia na verdade, a contar de quando eu comecei a passar mal. Elas foram saindo lentamente, primeiro as bolhas que apareceram por ultimo é que foram sumindo primeiro e depois as mais antigas que apareceram nos primeiros dias... eram maiores e foram as ultimas.
    Ao todo foram uns 14 dias para a recuperação completa, mas a partir do 6º dia as bolhas já estava sumindo, e não foram de uma vez, cada bolha com o seu tempo....
    Espero ter ajudado, fica tranquila que ela vão desaparecer... =)
    Melhoras!

    ResponderExcluir
  17. Indi quero te agradescer por ter respondido,agradescer pela sua simpatia e por ter mim ajudado como o seu relato,já estou um pouco melhor,obrigado por tudo e muitas felicidades para você.Bjs

    ResponderExcluir
  18. Fico feliz por ter te ajudado e estou torcendo para que vc fique boa bem rápido! Muitas felicidades para vc também, beeeijos!

    ResponderExcluir
  19. eu tenho 22 anos e estou no meu 8 dia, mas estou muito preocupado, nao sei se foi o seu caso, mas no meu, o corpo inteiro foi tomado, nao com muitas bolhas, mas com aquelas ''pintinhas'' e o pior que nao vejo sinal d melhora, estou muito preocupado.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Indi, boa tarde! Li seu depoimento sobre essa doença, q vamos e convenhamos, é bem barra pesada. Peguei catapora agora uma semana antes do carnaval, os sintomas começaram dia 04/02 com dor de cabeça, febre. Aí apareceram as bolhas, fui no médico, ele diagnosticou como catapora e desde entao estou fazendo o tratamento com permanganato de potássio. As bolhas secaram, agora estão as crostas, faz mais ou menos 6 dias, mas não to vendo sinal de melhora. Sei que tenho que ter paciência, mas to com receio de fique manchas no corpo, principalmente no rosto. Dúvida: você usou o banho de permanganato até a extinção completa das manchas? Eu tô continuando a usar e tom passando um creme chamado Calsol, pra diminuir a irritação. No meu caso, graças a Deus não deu muita coceira, mas é praticamente impossível você que alguma bolha se esbarre ou a crosta caia sem que haja intervenção voluntária ou não. Você acha que quantos dias ainda tenho pra ficar 100% curado? Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Fabiano, mil perdões! Não recebi e-mail com a sua mensagem e como não tenho atualizado o blog não vi o seu comentário, espero que vc tenha melhorado e não tenha ficado marca alguma no seu corpo.

    ResponderExcluir
  22. Olá Nothing at all!
    Respondendo: Eu usei o permanganato de potássio até sumirem as bolhas e as crostas!
    Eu acredito que mais uns 7 dias e vc estará praticamente 100%. Não se preocupe com a bolha que vc esbarrou ou com a crosta que caiu, não significa que ficará com manchas não. Nas bolhas que apareceram no meu rosto a maioria eu esbarrei sem querer e no primeiro mês ficou umas marquinhas mas saiu rapidamente...
    As marcas eu que tenho até hj são na região da barriga, elas foram as primeiras bolhas que surgiram e também foram as ultimas a sair (sem intervenção minha), mas mesmo assim ficaram marcas.
    Logo menos vc estará curado,
    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Indi, tudo bom? Sou eu novamente.
    Queria tirar mais umas dúvidas contigo. Faz 3 semanas que as bolhas viraram cascas e praticamente todas caíram. Acontece que no rosto, ao cair, ficou tipo uma depressaozinha/cavidade no lugar da casca e tem várias delas espalhadas no meu rosto. Isso aconteceu com vc? Você acha que isso é permanente? Como eu te disse, faz 3 semanas isso e até agora não vi progressão nem regeneração alguma.
    Tô com receio de ficar com essas marcas no corpo, tá meio feio e notável. Eu dei uma pesquisada e vi gente que passou praticamente 3 meses pra se recuperar 100%.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Isso aconteceu comigo sim, mas foram cerca de 4 bolinhas que ficaram marcadas no meu rosto com essa depressão que vc descreveu. Todas elas sumiram.
    Demorou um pouco mais de 3 meses, acredito que uns 6 para que todas sumissem. Na época até procurei alguns tratamentos estéticos, mas nem cheguei a fazer nenhum por ser desnecessário, uma vez que acabam saindo mesmo.
    As unicas marcas que eu fiquei foram na região da barriga. Foram as bolhas que apareceram bem no inicio da catapora e foram as ultimas a virar casquinha. Elas eu ainda tenho, são 5, mas hoje em dia são quase imperceptíveis, a cicatriz diminuiu muito e só olhando com muita atenção é que se consegue ver. Espero que as suas saiam logo logo!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Indi, amei encontrar teu blog, realmente o que tinha encontrado eram resposta de médicos e não uma diário de alguem que pegou e sabe relatar com detalhes cada dia passado com a catapora. Eu peguei catapora muito criança e não sei nada sobre o tratamento. Agora minha filha de sete anos pegou a doença na escola, só que temos uma viagem marcada para a proxima semana. Começo a febre na quinta feira dia 07/03 e as bolhas apareceram no dia 08, nosa viagem é dia 19. Você acha que podemos seguir com nossos planos? Levei ela no pediatra e a mesma me disse q se tudo ocorrer bem, com 10 dias ela estará bem. Quero uma opinião sua, rsrsrs, vc já passou por isso e sabe muito bem como foi a recuperação. Um abraço, Ana.

    ResponderExcluir
  26. Ana, não recebi o email com o seu comentário. Me desculpe a demora.
    Eu peguei adulta, quando se é criança a catapora é bem mais fraquinha. Acredito que não vá demorar como a minha para passar (15 dias).
    Mas já se passou tanto tempo que vc escreveu que ela já deve estar super bem.
    Fico feliz que tenha gostado do post! Resolvi fazer pelo mesmo motivo que vc, só tinham artigos médicos e isso ajuda no início depois a gente sente a necessidade de uma informação do dia a dia de quem já teve a doença.
    Tudo de bom e desculpe a demora!

    ResponderExcluir
  27. oi indi , estou com catapora tenho quatorze anos e estou preocupada com o meu a lado esquerdo do meu olho esquerdo que esta com uma vermelhidao e vi em outro site que poderia levar a cegueira , gosaria de saber se eles fizeram muitos isames em vocÊ , ou ele só isaminou e passou e se você acha seguro eu usar este remedio.

    ResponderExcluir
  28. Olá Ana, o médico examinou a mancha e me passou um antibiótico em forma de colírio... eu passei a medicação e melhorou sim.
    Não sei qual remédio o médico te passou nem saberia dizer se é bom, sei apenas que é preciso cuidar porque pode levar a cegueira sim. Se vc não confia na medicação procure outro médico, uma segunda opinião nunca é demais!
    Fica bem!

    ResponderExcluir
  29. Indi, foi a melhor informação que tive sobre catapora (inclusive de alguns sites médicos) e vamos combinar dizer que essa coceiras passam em alguns dias é por que nunca teve.
    Grato pela informação

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigada Edson, vc tem razão... são informações vagas e genéricas demais! Eu senti muita falta de algo mais completo para ler quando eu tive catapora, por isso resolvi portar no blog! : )

    ResponderExcluir
  31. estou no meu segundo dia... passando a noite em claro, já usei essa pomada dagua e potassio e nada esta resolvendo, parece q só vai aparecendo mais pintas...
    a cada fincada é uma dor diferente... ta dificil de aguentar meu corpo esta tomado... não sei oque fazer..

    ResponderExcluir
  32. Espero que você esteja melhor hoje! É bom lembrar que caso esteja sentindo algo diferente do que os sintomas da catapora é sempre bom procurar um médico!!!

    ResponderExcluir
  33. Obrigado pelo seu relato, ajudou bastante, estou no quarto dia, é normal a pele doer muito qndo as bolhas estao secando?
    Estou tendo pela segunda vez, tive na infancia e peguei novamente da minha irmã, o doutor falou que somente contrair a doença novamente pq meu sistema imunologico esta fraco :/

    ResponderExcluir
  34. Oláa... espero que vc já esteja bem melhor! Eu não senti dor quando a bolha estava secando não.
    Eu lembro que quando eu peguei catapora muita gente tava pegando pela segunda vez. E pelo que fiquei sabendo era porque havia uma mutação do vírus.. algo assim.. por isso pegava dua vezes... mas não sei dizer se é verdade mesmo!! Tem gente também que tem contato com o vírus e não fica doente.
    Espero que vc fique bom logo!!!

    ResponderExcluir
  35. Obrigado, já estou bem melhor... Repito, seu relato ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  36. Que bom, fico feliz por ter te ajudado e por vc ter melhorado!!!

    ResponderExcluir
  37. Indi, para que serve a pasta d'agua com catapora? Tem problema dormi com ela no corpo? Quanto tempo posso passar com ela no corpo? Sai facilmente no banho com água? Pode passar no rosto? Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Olá Daysi, eu usei a pasta d'água porque o médico me receitou. Eu dormi com ela no corpo sim, aliás ficava o tempo todo com a pasta d'água.
    Não me lembro se saia facilmente com água não.... e eu passei no rosto também!!!
    Eu gostei dela porque refrescava a pele e também porque formava uma massa e deixava a bolha durinha, não estourava com facilidade! Por cima da pasta eu ainda passava o talco mentolado!

    ResponderExcluir
  39. Olá pessoal, boa noite...affz que doença horrível é essa de todas que já tive essa está sendo a pior, bolhas por todo o corpo em vários lugares mesmo ¬¬ enfim. Eu estava lendo alguns posts lá em cima e o engraçado é que um dos fatos se parecem com o meu vejam só: Eu tenho 21 anos, estagiando em uma empresa que no caso "estou em teste de admissão" tive que dá logo de cara um atestado de 10 dias por causa dessa maldita doença, meu corpo corça, minha cabeça doe, meus olhos lagrimejam eu já to tendo um troço e ainda muito preocupado com o estagio. Espero que isso passe logo. OBS: fiquei muito feliz quando li que no rosto as bolhas não deixam marca "ufa" - em qualquer lugar no rosto não, rsrsrs - vlw pessoa. Sim, a minha batalhar com a catapora começou dia 03/01/2014 Fui...tomar banho pra amenizar a corseira affz coisa ruim!

    ResponderExcluir
  40. Boa noite Ferreira Junior, catapora é um horror mesmo!!! Espero que hoje vc já esteja bem melhor e com as bolhas diminuindo!!
    Ahh... não fiquei com marca nenhuma no rosto, ufa mesmo!!! :D

    ResponderExcluir
  41. Oi Indi. Adorei seu relato, estava precisando ler algo de quem passou por essa doença horrível, Estou no 7º dia e todas as bolhas estão secas, com crosta. Começaram a cair, mas algumas deixaram a pele embaixo ainda avermelhada... Foi assim com você? No 15º dia você estava 100%, como se não tivesse tido nada? Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Tenho 34 anos e só agora peguei essa porcaria! Comecei com uma forte dor de cabeça na segunda feira (dia 6) e no dia seguinte prostração, mais dores por todo corpo e enjoo. Notei uma unica bolha no mamilo e achei estranho. Fui na emergência e ninguém detectou nada apenas me deram um monte de analgésico para parar a dor imensa que senti o dia todo. Na quarta, dia 8, fui a consulta com minha homeopata e ela levantou a possibilidade de ser catapora. Como só havia aparecido uma bolha era cedo para identificar. Quanado voltei para casa notei que meu roto estava começando a aparecer vários caroços no queixo, primeiro achei que era espinha, mas depois vi que foram se espalhando pela testa e couro cabeludo. Fui ler a respeito e percebi que realmente estava com catapora. Nesse mesmo dia disse ao meu esposo que levasse nossa filha pra vacinar, já que eu provavelmente estava com catapora. Ontem amanheci com dor de garganta e com varias bolhas aparecendo no tronco e mais ainda na cabeça, to parecendo o Coisa do quarteto fantástico! Estou isolada, sem contato com ninguem da familia, todos me ajudando só pela porta. Hoje que é o quarto dia, desde o aparecimento da primeira bolha, está insuportável. Apareceram muitas outras nas costas barriga e genital. EStranhamente algumas não doem, mas outras doem pra caramba. Ontem não consegui dormir com a sensação de que estava me furando com as bolhas pressionada no colchão e travesseiro. Hoje nem pensar, meu corpo todo ta pinicando. Mas não posso coçar. Isso é insuportável. Meu olho direito tb foi afetado tem uma catapora na ponta da pálpebra. Na minha boca e garganta tem varias feridas já. To começando a perder o apetite por isso . Desde ontem tomando banho de permanganato e hj comecei a usar uma loção de calamina, mas o alívio é muito curto. logo vc tem que correr pra o banho. Parece interminável essa espera! Boa iniciativa sua Indi, e ainda abre espaço para outros relatos como o meu!

    ResponderExcluir
  43. Olá Priscila, comigo foi bem parecido. As manchas foram saindo aos poucos.. e no 15º dia as manchas ainda estavam lá... não tinham bolhas, mas as marcas sim. A maioria saiu com o passar do tempo... uns 15 dias depois. Hj vc me fez lembrar das manchas das primeiras bolhas que sairam (tinham ficado com um furinho no meio e uma mancha em volta) e observar se estavam do mesmo jeito. A surpresa é que estão bem menores, e o furinho sumiu :D . Só se olhar com atenção é que consegue ver as 3 manchinhas que ainda restaram. Uhuuulll!! Eu nem dava atenção mais, pensei que ficariam para sempre afinal eu tive catapora em 2011!!! Fica tranquila que com o tempo elas vão saindo!

    ResponderExcluir
  44. Olá Renata.. lendo o seu relato me lembrei de tudo o que eu passei. É insuportável mesmo! Só quem passa é que sabe o desespero que dá. Mas te digo, já passei por isso e vai passar!!!! Fica calma!
    O seu relato também me fez lembrar de um episódio do House (seriado) que o paciente tem catapora e eles não conseguiram descobrir com rapidez em razão da ausência de bolhas...
    Espero que vc esteja bem melhor!!!

    ResponderExcluir
  45. Olá, Muito bom seu blog, Eu tenho 16 anos, peguei catapora do meu irmao de 18, faz 5 dias, que estou com ela,tem alguns lugares da coxa que nao deram a bolha, só ficou com a manchinha vermelha, algum problema,? Passei a pasta d' agua no rosto to parecendo uma fantasma pronta pro carnaval. kkk. Meu caso deu Catapora d +, no rosto, no resto do corpo deu pouco, da até pra contar, eu passei a pasta d' agua, e tem hora que dá uma coçada, isso é normal? Obrigada. :)

    ResponderExcluir
  46. Indi Deus te abençoe, eu ja estava desesperada achando que minha catapora era anormal. Hoje é meu 5* dia e nao existe uma parte do meu corpo que nao esteja tomada. Meu rosto tem tanta bolha que ta iinchado. As minhas nao doem, mas coçam insuportavelmente. Minha garganta ta inflamada, e tb tenho uma nascendo na palpebra. Graças a Deus qse n tenho febre nem dor de cabeça, so tive nos dois primeiros dias. Tou com 30 anos. Sera q ja ta perto de começar a recuar? Beijo e valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  47. Olá Ana Luiza, fico contente que vc gostou do blog! Olha, eu me lembro que algumas manchas vermelhas antecediam as bolhas. Não me lembro de ter só a mancha não, mas se for o seu caso melhor ainda, vai sair mais rápido né? É normal coçar as vezes sim... quando eu fiquei sabendo que estava com catapora eu já me imaginei doida por causa da coceira, mas na verdade o que complicou foi a febre muito alta, a garganta inflamada, bolhas dentro da boca, dores no corpo, bolhas para todo lado e também a coceira. A pasta d"água eu passava no corpo inteiro e com certeza no rosto.. aliviava coceiras e deixava a bolha mais durinha, banho com água mais fria ajuda a aliviar a coceira também! Espero que vc melhore rápido! Tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
  48. Olá Samya, catapora é um terror mesmo né? Dá um desespero na gente, e ainda junta com a garganta inflamada que não deixa a gente comer direito. Mas pelo menos não teve tanta febre nem dor de cabeça, Uhuuuuuuuullll!!!
    Considerando como foi comigo no quinto dia já começa a parar de aparecer bolhas novas, logo logo elas vão começar a sumir. Tenta aliviar a coceira com a pasta d'água ou água mais fria.
    Melhoras :D Tdo de bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entao, estou no 18 dia e as ferinhas no meu rosto ja cairam todas. Ficaram apenas manchas vermelhas (que eu espero que desapareçam). No corpo ainda restam feridas bem secas q soltam o cascão a todo tempo. Será que ja posso sair de casa? Nunca achei que ficaria 18 dias presa por uma catapora. Graças a Deus não tenho mais coceira, nem dor, nem febre. O pior já passou. Ainda peguei uma infeccao nas bolhas fo rosto acredita? O medico tratou com antibiótico. Não vejo a hora de sair de casa. Apesar de saber que tenho que evitar sol, pras manchad nao ficarem permanentes. Abço

      Excluir
  49. Ta secando um pouco, só que eu passei a pasta da agua, coça um pouco, e no rosto, fica ruim pra tira, a mancha da pasta fica. :(

    ResponderExcluir
  50. Boa noite. Tenho catapora a 9 dias e já está na fase de crosta. Fiquei com muita a ocupar-me o corpo todo. No 7 dia diminuíram bastante mas mesmo assim ainda tenho muitas. Quando saem estas crostas todas? tenho na cara e no resto do corpo. Gostaria de sair de casa em breve mas parece que agora vai demorar uma eternidade a desaparecer estas crostas!

    ResponderExcluir
  51. Olá Ines, me lembro que algumas das crostas demoraram para cair, principalmente as da barriga. Mas quando deram os 15 dias que o médico me deu de atestado já não havia nenhuma.

    ResponderExcluir
  52. A minhas já estão a cair quase todas, e esta a ficar uma manchinha por baixo. Receio ficar com marca visto que são muitas, mas nunca cocei. Quando as crostas caem é normal ficar marca por baixo? Obrigado

    ResponderExcluir
  53. Algumas marcas são lisas outras parecem a picada de uma injeção. Estou muito preocupada em ficar com marcas profundas.

    ResponderExcluir
  54. Olá Inês, eu também fiquei com estas marcas que vc descreveu, tanto as manchas quanto as que parecem que levou uma picada de injeção. As que parecem picadas foram as da barriga e tenho pelo menos umas 3 até hoje, hoje em dia elas nem aparecem na vdd. Eu vejo porque sei que estão lá e quando passa o dedo dá para sentir. Hoje consigo dizer que as marcas diminuíram muito para não dizer que praticamente sumiram.

    ResponderExcluir
  55. Olá Indi, passou agora 23 dias desde que tive esta horrível doença e agora posso dizer que estou melhor. Tinha as pernas cheias de carapelas que todas saltaram por si e as marcas mal se notam e apenas uma manchinha que não se nota quase nada já. As da barriga ainda estão vermelhas e eu rezendo para elas abalarem todas. As costas melhoraram mas com algumas ainda a chatear-me. Estou a rezar para daqui mais um mês estar completamente livre disto mesmo que deixe alguma marca. Doença muito chata esta, o que me deixa feliz é saber que ficamos imunes, não sei se aguentava outra vez passar por isto. Obrigado pela sua disponibilidade em responder as minhas duvidas :D.

    ResponderExcluir
  56. Ines, que bom que vc já está bem!!!!
    Aos poucos as manchinhas vão saindo, fica tranquila!
    É...vc tem razão, o lado bom é que já passamos pela catapora e estamos imunes, :D
    Beijooos

    ResponderExcluir
  57. Olá Indi, como você preparou o banho com o permanganato???
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  58. Olá Gaby, me desculpe pela demora. Como não tenho banheira em casa eu joguei o produto em uma bacia com água e fui jogando aos poucos pelo corpo!

    ResponderExcluir
  59. Sábado completa um mês que tive catapora... ainda tenho algumas crostas, bem sequinhas, são poucas, na parte de baixo das pernas. O problema é que no rosto tem muitas manchas marrom. Gente isso sai? Saio na rua e fica todo mundo me olhando. A maquiagem esconde um pouco, mas ainda da pra notar. Não estou saindo durante o dia, nao pego sol, mas tou achando demorado, 30 dias já com essas marcas no rosto. Não cocei, mas mesmo assim ficaram muitas manchas. Se alguem passou por isso, me ajuda por favor =(

    ResponderExcluir
  60. As minhas saíram praticamente todas. Algumas demoraram mais que outras, mas no fim tenho algumas marquinhas que nem se percebe. E eu também não cocei. O q eu fiz foi esperar!

    ResponderExcluir
  61. E eu fiquei desesperada igual a vc... mas foi saindo e eu me tranquilizei. Bom passar protetor solar e se puder passar com dermatologista para ver se existe algum tratamento como o peeling que retire a mancha mais rápido. ..

    ResponderExcluir
  62. E eu fiquei desesperada igual a vc... mas foi saindo e eu me tranquilizei. Bom passar protetor solar e se puder passar com dermatologista para ver se existe algum tratamento como o peeling que retire a mancha mais rápido. ..

    ResponderExcluir
  63. Bom Tarde Indi, Já comentei o seu Blogg e preciso de mais informações se me puderem ajudar. Tive catapora no inicio de Janeiro. Tive o corpo todo, as da cara desapareceram todas mas na barriga costas e pernas ainda tenho muitas machinhas que continuam mesmo depois das crostas terem caído. Estou desesperada com medo de ficar com isto o resto da vida no meu corpo. Em Maio tenho um casamento e so penso que se as pernas tiverem assim ainda não vai dar nem para usar vestido. Isto é normal saírem as crostas e ficarem estas manchas tanto tempo? Ouve muitas que desapareceram logo mas ainda ficaram muitas. :(

    ResponderExcluir
  64. Indi, muito obrigado pelo seu diário. Estou no 4° dia, ainda bem que estou vivo, as coceiras começaram mesmo hoje, porém corro pro banho e logo dá alivio, mas quero saber se é normal sentir a pele queimar depois de tomar o banho de permanganato.
    E também desejo saber se dissolvendo-o em 2 litros de água causa o mesmo efeito que 4 litros. Não estou com tantas bolhas pois, tomei 6 litros de soro, por conta da dor de cabeça o médico pensava que seria dengue, porém serviu para as cataporas.
    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde Ines, conforme já comentei aqui no blog, eu tive manchinhas sem nem ter coçado. Algumas saíram logo nos primeiros meses, outras demoraram um ano, e eu tenho algumas ainda mas são praticamente imperceptíveis.
    Talvez um dermatologista consiga te dizer se as suas vão sair mais rapido ou não e se existe algum tratamento para acelerar o processo.
    Enquanto as minhas não saíram eu usava corretivo e disfarçava bastante!
    Espero que tenha ajudado..

    ResponderExcluir
  66. Olá Patrick, espero que hoje vc já esteja melhor.
    Eu não senti a pele queimar não, tenho certeza disso.
    Vê se vc está diluindo bastante e se continuar procura seu médico, pode ser alguma reação!
    Boa sorte e se cuida!!!!

    ResponderExcluir
  67. Boa noite...gostaria de saber se vc ficou com algum buraquinho no rosto e se saiu e quanto tempo demorou pra sair?
    obrigado

    ResponderExcluir
  68. Boa noite Cristiano, eu acho que já cheguei a comentar aqui sobre o buraquinho q ficou... De qualquer forma pelo que eu me lembro eu fiquei sim e no rosto, mas saiu bem rápido, acho que em um mês ou dois já tinha sumido. Tenho ainda alguns furinhos na barriga mas nem dá para ver direito!!!
    Parece que nunca mais vão sair, mas depois de todo esse tempo que eu peguei catapora posso te dizer que as minhas manchas e furinhos saíram praticamente todas, e as que ficaram são imperceptíveis.
    Espero ter ajudado... :)

    ResponderExcluir
  69. Boa noite Indi,estou com varicela, meus primeiros sintomas foram dor de cabeça,febre baixa,dor muscular e duas bolhinhas no braço, desde de domingo que eu as percebi,hj quinta feira e elas estao gigantescas e em grande parte na região do colo,pescoço e rosto,gostaria de perguntar a vc se vc lembra até quando sairam bolhas????? Hj ja fazem 4 dias que estão aparecendo, coçam bastante,mas o medico me receitou um creme para passar de 4 em 4 horas para aliviar a coçeira,aciclovir ele é um creme anti-virau.

    ResponderExcluir
  70. Olá indi! Adorei a iniciativa do blog, a gente que pega essa doença horrível fica até mais aliviado ao ler que todos ficam no desespero mas que jaja vai passar e é só ter calma! Eu tenho 16 anos e peguei a catapora logo na semana das provas finais do meu colégio, mas meu coordenador me liberou das provas e já me deixou de ferias para descansar! O problema é: eu tenho uma viagem marcada para o dia 10, e eu comecei a sentir os sintomas (febre, dor nas costas, dor no olhos) na terça-feira dia 27, já tinha uma bolhinha aqui e acula nesse dia na barriga e do braço. Na quarta-feira dia 28 apareceram mais entre os seios, na cara, pescoço, costas e aquela febre chata, que você sente um calafrio horrível e depois de tomar remédio fica com aquele calor de molhar o travesseiro. Na quinta-feira as bolinhas aumentaram, e começaram a incomodar mais, foi quando eu comecei a usar o pergamato de potássio (antes eu só usava calabryl, uma polmadinha mentolada). Hoje sexta-feira, as bolinhas pareceram aumentar na cara e no peito, e acordei com uma dor horrível na perna direita! Queria saber se essa viagem pro dia 10 vai dar certo ou não...

    ResponderExcluir
  71. Olá Ana Carolina, me desculpe a demora em responder. Não vi o e-mail avisando do comentário! Hoje vc já deve estar bem melhor!!!!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  72. Olá Mariana, que bom que gostou do blog e fico feliz por ter ajudado a acalma-la um pouquinho :)
    Então, pelo que vc disse aos 10 de junho completa 15 dias do início dos sintomas da catapora, exatos 15 dias que o meu médico disse que eu poderia passar o vírus para as outras pessoas. Com 15 dias eu já voltei a trabalhar, portanto, acredito que seja o mesmo com vc e a sua viagem! Aos 10 de junho (que por sinal é dia do meu aniversário) vc já estaria liberada para viajar e trabalhar.
    O seu médico te disse isso também?
    Quanto as bolhas, as minhas aos 15 dias já não tinhm nenhuma, mas havia ainda as manchas, algumas demoram mais para sair.
    Melhoras!!!

    ResponderExcluir
  73. Olá Indi,hoje eu tô no 6 dia da doença,tenho 35 anos,não tive febre,somente os dois primeiros dias de dores no corpo e mal estar.Hoje estou sentindo enjôo,como se houvesse algo se mexendo na minha barriga,será que tem a haver com a catapora? Tou preocupada,beijos

    ResponderExcluir
  74. Olá Mauro, eu senti enjoo no início da catapora, depois conforme foram aparecendo as bolhas dentro da boca e nem comer eu conseguia. Eu sentia mal estar também.. mas não me lembro de enjoo no 6º dia de catapora.
    Dei uma pesquisada e achei esse site aqui: http://www.saudicas.com.br/catapora/
    Parece que o enjoo é comum, assim como outros sintomas que eu nem tive.
    O ideal é vc voltar ao hospital e ver com o médico se vc está bem!
    Beijos

    ResponderExcluir